Blogando aqui

Depois de quase duas semanas divulgando este blog e convidando os blogueiros para se cadastrarem, acho que é hora de começar a colocar o trem pra andar. Os trilhos já estão no lugar, e a viagem promete ser deliciosa. Afinal de contas, vivemos num local desejado por muitos, mas usufruído por poucos. E nós fazemos parte desses poucos!

Na procura pelos blogs regionais e no contato inicial fui surpreendida com algumas reações. Alguns simplesmente ignoraram, não responderam o e-mail ou comentário que deixamos nos blogs, não fizeram qualquer referência… inclusive blogueiros amigos e bem próximos a nós. (Se eu disser que minha filha não fez o cadastro, dá pra acreditar???)

Já outros, responderam prontamente, nos  linkaram em seus blogs, entendendo que este agregador é algo positivo para todos nós e para os que querem saber/conhecer nossa região.

Mas a reação mais impressionante foi a do Prof. Carlão, do The Last Starfighter, que além de fazer seu cadastro expontaneamente (nós não conhecíamos seu blog ainda) teve a delicadeza de postar especialmente para os novos leitores que porventura fossem lá através do link aqui.

Já expliquei na proposta do blog, que não é por ter um “endereço ponto com ponto bê-erre” que você deixa de ser um blog. O que diferencia um blog de um site propriamente dito é, além do formato (posts publicados em ordem cronológica decrescente = sua primeira página exibe os últimos posts), a interatividade. O blogueiro conversa com seus leitores e com toda a rede de blogs. Um blog permite comentários, que acabam por se tornar parte do conteúdo do próprio blog, enquanto o site recebe mensagens através de formulários, que não ficam disponíveis para os outros leitores, apenas para o proprietário do site.

Então, na verdade, um blog não deixa de ser um site, já que é um endereço na internet. Mas um site não é um blog.

Já se foi o tempo em que  blog era sinônimo de coisa mal cuidada e sem graça, e chegava a ser depreciativo dizer “fulano tem um blog”. Blogs podem (e devem) ter layouts personalizados e ficar com a cara do dono – ou do assunto tratado. Blogs podem ter seções, várias páginas, 1488 subdivisões… e até ter “cara de site” – como este. Mas é blog. É blog porque quer interagir e permite essa interação.

Hoje, ter blog chega a dar status. Dizer “eu sou blogueiro”  coloca a pessoa num patamar acima, embora em alguns casos fosse melhor não dar o endereço… (pois existem blogs que além de ter um visual descuidado, assassinam a língua-mãe sem nenhum resquício de piedade).

As diversas plataformas gratuitas de hospedagem de blogs e a facilidade de criá-los faz, segundo Hugh Hewitt, autor do livro BLOG – entenda a revolução, surgir cerca de 70 mil blogs diariamente em todo o planeta. É óbvio que o conteúdo e a estética de muitos serão abaixo do nível aceitável, mas ainda assim existem, e refletem a sociedade.

Blogs divulgam notícias, fazem uma rede de links, revelam descobertas particulares, fomentam discussões e polêmicas sobre os mais variados assuntos… Enfim, fazem o mundo virtual girar.

E isso, sem falar na monetização dos blogs. Naqueles que tem como objetivo maior ganhar dinheiro. (Precisamos falar deste assunto por aqui, pois segundo minha pesquisa in loco, nenhum dos nossos blogueiros é mas capitalista do que idealista).

Ih, já saí da linha de pensamento que havia traçado! Eu queria dizer que aqui vão aparecer também os “destaques da semana”: Posts interessantes comentados – por mim ou por vocês. Se encontrarem algo bem legal e digno de nota, que valha a pena ser repartido, envie um e-mail para ilheus.consultic@gmail.com e avaliaremos a publicação de sua sugestão/comentário, sempre às sextas-feiras. Ou em edição extraordinária, como o Jornal Nacional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: